BC corta Selic em 0,5%
BC já vinha sinalizando o corte
ECONOMIA
Redação
1/31/20241 min read


(Foto: Reprodução)
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu cortar os juros em 0,50 ponto percentual, levando a Selic de 11,75% para 11,25% ao ano. Esta foi a quarta reunião consecutiva em que o Copom optou pela redução dos juros. A decisão foi unânime.
O ciclo de queda dos juros começou em agosto de 2023, quando a taxa passou de 13,75% para 13,25% ao ano. O comunicado do Copom destacou que o corte de 0,50 ponto percentual é um ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário, e sinalizou que deve manter esse ritmo nos próximos encontros, caso o cenário atual se mantenha.
O Copom mencionou a volatilidade no cenário internacional e a cautela necessária para países emergentes, observando que núcleos de inflação ainda estão elevados em diversos países. No cenário doméstico, ressaltou que os sinais da economia estão consistentes com a desaceleração esperada.
A nota do Copom também destacou a importância da execução das metas fiscais para a ancoragem das expectativas de inflação, enfatizando a necessidade de perseverar com uma política monetária contracionista até que se consolide o processo de desinflação e a ancoragem das expectativas em torno das metas.