Bolsas asiáticas fecham em alta antes do encontro entre EUA e China

Os asiáticos estão na expectativa

ECONOMIA

Redação

11/15/20231 min read

(Imagem: Internet)

As bolsas asiáticas encerraram em alta nesta quarta-feira, 15, impulsionadas por

dados econômicos positivos na China e pelo otimismo relacionado à reunião entre os presidentes chinês, Xi Jinping, e norte-americano, Joe Biden. Os investidores também reagiram aos ganhos expressivos nos mercados ocidentais após a divulgação da desaceleração da inflação ao consumidor nos Estados Unidos.

Na China, o Escritório Nacional de Estatísticas informou que a produção industrial cresceu 4,6% em outubro em comparação ao mesmo período do ano anterior, superando as expectativas. Além disso, as vendas no varejo avançaram 7,6%, também superando as previsões dos analistas.

O Banco do Povo da China (PBoC) manteve a taxa de juros da linha de empréstimo de médio prazo (MLF) de um ano em 2,5%, injetando 1,45 trilhão de yuans no sistema, o que contribuiu para aliviar preocupações de liquidez em meio à emissão adicional de títulos governamentais para apoiar o estímulo fiscal.

O índice da Bolsa de Xangai subiu 0,55%, enquanto o da Bolsa de Shenzhen avançou 0,68%. Em Hong Kong, o Hang Seng ganhou 3,92%.

No Japão, o índice Nikkei de Tóquio teve um aumento de 2,52%, enquanto em Seul, o Kospi se valorizou 2,20%. Em Taiwan, o índice Taiex marcou elevação de 1,26%.

Na Oceania, o índice S&P/ASX 200, de Sidney, encerrou o dia com alta de 1,42%. O desempenho positivo nas bolsas asiáticas foi impulsionado pela perspectiva de uma reunião bilateral entre Biden e Xi Jinping, além dos dados econômicos favoráveis na região.