CFO da Itaúsa diz que empresa não deve usar proventos do Itaú para reduzir dívida

Atualmente a Itaúsa está usando o dinheiro que recebe da venda das ações da XP para reduzir alavancagem

NEGÓCIOS

Redação

11/19/20231 min read

(Imagem: Internet/Seu Dinheiro)

Estratégia de Repasse de Dividendos

A Itaúsa (ITSA4) planeja manter a prática de repassar integralmente aos acionistas os dividendos recebidos do Itaú Unibanco (ITUB4). Nessa primeira parte, vamos entender o que é a Itaúsa e sua estratégia em relação ao repasse de proventos aos acionistas.

A Itaúsa é uma holding brasileira que detém participação em diversas empresas, incluindo o Itaú Unibanco. Uma holding é uma empresa que possui ações de outras companhias, formando um grupo econômico.

Estratégia de Redução de Alavancagem com Recursos da XP

A holding tem utilizado os recursos obtidos com a alienação da XP (XPBR31) para reduzir sua alavancagem. Agora, vamos entender o que significa alavancagem e por que a venda da participação na XP faz parte da estratégia de redução de dívida da Itaúsa.

A alavancagem, no contexto financeiro, refere-se à utilização de recursos financeiros para aumentar o potencial de retorno de um investimento. No caso da Itaúsa, a estratégia é reduzir o endividamento, ou seja, a quantidade de recursos tomados emprestados.

Futuro Após a Alienar a Fatia Remanescente da XP

A CEO da holding, Priscila Grecco, destaca que a estratégia de redução de dívida continuará mesmo após a alienação completa da participação na XP. Vamos explorar o que significa alienar uma fatia remanescente e como a Itaúsa planeja manter a alavancagem em um patamar confortável.

Considerações Finais sobre a Estratégia da Itaúsa

A Itaúsa considera a XP como uma segunda instituição financeira em seu portfólio, não a vendo como um ativo estratégico. Após alienar a fatia remanescente na XP, a holding não planeja realizar grandes movimentos adicionais em relação à redução de dívida, concentrando-se em manter um equilíbrio financeiro e continuar repassando os dividendos recebidos do Itaú Unibanco aos acionistas.