Com queda na taxa de natalidade na China, Nestlé vai vender fábrica
Empresa vai tentar vender fábrica até final de 2026
ECONOMIA
A Nestlé está planejando encerrar a operação de uma de suas fábricas de fórmulas para bebês na Irlanda devido à acentuada queda na taxa de natalidade na China.
A fábrica, que produz fórmulas infantis para os mercados da Ásia, será fechada até o primeiro trimestre de 2026, a menos que um comprador seja encontrado antes disso.
A redução na taxa de natalidade na China tem impactado empresas que vendem produtos e serviços no país, e os formuladores de políticas chineses estão preocupados com as implicações econômicas e sociais do envelhecimento da população.
A China experimentou uma diminuição significativa no número de recém-nascidos, passando de cerca de 18 milhões por ano em 2016 para menos de 9 milhões previstos para 2023.
Isso impactou o mercado de fórmulas infantis, que antes dependia de produtos importados, mas agora está vendo um rápido crescimento de produtos fabricados localmente.
Além do fechamento da fábrica, um centro de pesquisa e desenvolvimento da Nestlé também será encerrado um ano antes, e suas funções serão transferidas para locais na China e na Suíça.
A medida afeta 542 empregos, e a Nestlé afirmou que iniciaria um processo de consulta com os funcionários enquanto continuaria a buscar um potencial comprador.