Confiança do consumidor fica em alta por4 meses, mas cai em outubro

4 meses e chega o recuo, diz estudo do FGV/Ibre

ECONOMIA

Redação Shutingforpz

10/25/20231 min read

Em outubro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou uma queda de 3,8 pontos, atingindo 93,2 pontos, o nível mais baixo desde junho deste ano.

O que é ICC?

O Índice de Confiança do Consumidor é um índice que mostra se as pessoas estão se sentindo otimistas ou pessimistas em relação à economia. Se for alto, as pessoas estão otimistas e tendem a gastar mais dinheiro. Se for baixo, elas estão pessimistas e gastam menos. É uma maneira de entender como as pessoas pensam que a economia está indo e como isso pode afetar o crescimento econômico.

O recuo na confiança é influenciado pela piora nas expectativas para os próximos meses e a acomodação em relação à situação atual, resultando em uma queda generalizada nas variáveis, classes de renda e capitais, acendendo um alerta.

As quedas ocorreram tanto nas avaliações da situação atual quanto nas expectativas futuras. O otimismo em relação à situação econômica futura foi o quesito que mais influenciou a queda, atingindo o menor nível desde novembro de 2022.

O ímpeto de compras de bens duráveis, que vinha crescendo nos últimos quatro meses, também registrou uma queda significativa.

A confiança dos consumidores parece estar afetada pela desaceleração de setores econômicos e a preocupação com a continuidade da resiliência do mercado de trabalho.

(Imagem: Reprodução)