Evergrande tem falência decretada por tribunal

Empresa tinha passivos de mais de U$300 bilhões

NEGÓCIOS

Redação

1/29/20241 min read

(Foto: Reprodução)

O Grupo Evergrande, a empresa imobiliária mais endividada do mundo, foi condenado por um tribunal de Hong Kong a ser liquidado, conforme relatado pela mídia chinesa nesta segunda-feira (29). A decisão de liquidação ocorre depois que o gigante imobiliário chinês e seus credores estrangeiros não conseguiram chegar a um acordo sobre a reestruturação da enorme dívida da empresa.

O tribunal realizará outra audiência à tarde "para regulamentação da ordem", de acordo com o site do tribunal, o que pode levar à nomeação de um liquidatário para a Evergrande.

Leia mais:

Com sede em Shenzhen, no sudeste da China, a Evergrande tornou-se um exemplo da crise imobiliária chinesa desde 2021, acumulando passivos totais de mais de US$ 328 bilhões no final de junho do ano passado. Em setembro passado, seu fundador e presidente, Xu Jiayin, foi suspeito de "crimes" e detido pela polícia.

Anteriormente a segunda maior empresa imobiliária da China, a Evergrande não cumpriu suas obrigações financeiras com os credores no final de 2021, desencadeando uma crise no setor imobiliário que continua a impactar a economia em geral.

Um ex-funcionário chinês afirmou no ano passado que a China possui propriedades vagas suficientes para acomodar mais do que toda a sua população de 1,4 bilhão.

Leia mais