GSK compra norte-americana Aiolos Bio porU$1,4 bilhão
Empresa fabrica medicamento experimental para asma
NEGÓCIOS
Redação
1/9/20241 min read


(Foto: O Globo)
A GSK deu um passo significativo no reforço de seu portfólio ao fechar um acordo para adquirir a empresa de biotecnologia norte-americana Aiolos Bio, por US$ 1,4 bilhão. O objetivo é adicionar um medicamento promissor para o tratamento de asma ao seu arsenal terapêutico.
A Aiolos Bio tem um remédio experimental para asma que está prestes a entrar em testes intermediários para adultos. Além do potencial para tratar a asma, o anticorpo presente no medicamento também pode ser eficaz contra outras doenças relacionadas à inflamação, como rinossinusite crônica e pólipos nasais.
Este movimento faz parte da estratégia da GSK de fortalecer seu pipeline, especialmente nas áreas de doenças infecciosas e câncer. A CEO Emma Walmsley já havia indicado o interesse da empresa em realizar aquisições para impulsionar o desenvolvimento de novos medicamentos.
O acordo envolve um pagamento inicial de US$ 1 bilhão, com o restante a ser pago em marcos regulatórios e outros pagamentos baseados no sucesso, incluindo royalties à Jiangsu Hengrui Pharmaceuticals, que licenciou o principal medicamento da Aiolos, chamado AIO-001.
Com esta aquisição, a GSK continua avançando em diversas áreas de desenvolvimento, buscando fortalecer sua posição no mercado farmacêutico e compensar a perda de exclusividade de alguns de seus medicamentos mais vendidos que ocorrerá no final da década.
A empresa também elevou suas previsões de lucro e vendas recentemente, impulsionada pela demanda por sua vacina contra um vírus respiratório comum.