Jerome Powell diz que Economia dos EUA pode precisar do aumento de juros
O presidente do Fed mandou o papo
ECONOMIA
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), admitiu que as taxas de juros mais elevadas estão impactando a economia dos EUA, mas ele não declarou o fim do processo de aperto monetário.
Embora a desaceleração da inflação tenha progredido de forma constante, Powell enfatizou a resiliência da economia e apontou para incertezas antigas e novas que tornam a tarefa de equilibrar o risco entre a política monetária restritiva e o afrouxamento econômico mais complexa.
Powell e outros líderes do Fed adotam a estratégia de fazer o suficiente para controlar a inflação sem prejudicar desnecessariamente a economia.
Recentemente, os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA subiram, refletindo a expectativa de que o Fed manterá as taxas elevadas por mais tempo, o que pode afetar o crescimento econômico.
A próxima reunião do Fed, agendada para outubro-novembro, deve fornecer mais clareza sobre o futuro da política monetária e suas implicações para a economia e os mercados financeiros.
O mercado financeiro aposta fortemente em uma nova pausa nas altas de taxas do Fed na próxima reunião, mas as chances de outra pausa em dezembro são muito menores, em torno de 61%, de acordo com a ferramenta CME FedWatch.
Isso reflete a incerteza em relação à direção futura da política monetária do Fed.