PIX automático: Novas regras vão ser anunciadas pelo Banco Central
PIX automático será lançado em 2024
ECONOMIA
Redação
12/11/20231 min read


(Olhar Digital)
O Banco Central divulgou as novas regras para o funcionamento do Pix Automático, uma nova função que permite pagamentos recorrentes pelo Pix, semelhante a um débito em conta.
Essa funcionalidade possibilita o pagamento automático de faturas como contas de luz, água, telefone, mensalidades escolares, assinaturas de streaming e outros serviços.
De acordo com as diretrizes do Banco Central, os participantes do Pix serão obrigados a oferecer o Pix Automático aos usuários pagadores.
A implementação do serviço deve ocorrer até 28 de outubro de 2024. Os participantes que não cumprirem essa obrigação estarão sujeitos a multas por atraso, limitadas a 60 dias.
O Pix Automático foi projetado para ser flexível e parametrizável, adaptando-se a empresas de diferentes tamanhos e setores.
Para os pagadores, a modalidade oferece maior comodidade, permitindo autorizar débitos periódicos automaticamente, sem a necessidade de autenticação a cada transação.
O Banco Central destaca que o Pix Automático tem o potencial de aumentar a eficiência para os usuários recebedores, reduzir custos nos procedimentos de cobrança e diminuir a inadimplência. A operação independe de convênios bilaterais e utiliza a infraestrutura já estabelecida para o funcionamento do Pix, o que, segundo o BC, resultará em redução de custos e maior padronização operacional.
Leia mais: Mubadala quer investir em biocobustíveis no Brasil
Leia mais: Revista Time elege Sam Altman como CEO do ano
Para os pagadores, a modalidade oferece maior comodidade, permitindo
autorizar débitos periódicos automaticamente, sem a necessidade de
autenticação a cada transação.
O Banco Central destaca que o Pix Automático tem o potencial de aumentar a
eficiência para os usuários recebedores, reduzir custos nos procedimentos de
cobrança e diminuir a inadimplência.
A operação independe de convênios bilaterais e utiliza a infraestrutura já
estabelecida para o funcionamento do Pix, o que, segundo o BC, resultará em
redução de custos e maior padronização operacional.