Presidente do BC diz que o ''Ambiente de cartões no Brasil vai mudar muito''

Campos Neto disse ainda que o Brasil desenvolve o maior sistema de open finance que existe

ECONOMIA

Redação Shutingforpz

10/21/20231 min read

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, revelou uma visão ousada para o mercado de pagamentos no Brasil. Ele antecipou mudanças significativas nos próximos três a quatro anos, introduzindo iniciativas que ainda não são realidade no país.

Carteiras offline para pequenos pagamentos

Entre as ideias, Campos Neto propôs carteiras offline para pequenos pagamentos, permitindo que as pessoas transfiram pequenas quantias e as utilizem sem conexão à internet. No entanto, destacou que os bancos ainda não investiram nessa frente. Essa inovação poderia tornar pagamentos mais acessíveis e eficientes.

Mudanças no Pix no radar

O Pix, a plataforma de pagamentos instantâneos, também está no radar de mudanças. Campos Neto defende que o processo do Pix deveria ser mais simples, com menos cliques por transação, além de mencionar o potencial de adição de mais funcionalidades.

Ele destacou que o Pix já superou outros meios de pagamento no Brasil em popularidade.

Desenvolvimento do open finance no Brasil

Além disso, o presidente do BC discutiu o desenvolvimento do open finance no Brasil, permitindo que os clientes compartilhem suas informações financeiras entre instituições. Ele prevê um futuro em que os usuários possam comparar as taxas cobradas por diferentes instituições em tempo real.

Menção ao Drex

Campos Neto também mencionou o projeto do real digital (Drex) e sua conectividade com moedas digitais de outros países, a fim de trazer eficiência para o setor financeiro. Ele acredita que isso pode ser um divisor de águas para a indústria bancária, apesar de reconhecer que o nome Drex não agrada a todos.

(Imagem: Reprodução)