Shell vê seus lucros caírem para U$6,2 bilhões no terceiro trimestre

Grupo aumenta a recompra de ações

NEGÓCIOS

Redação

11/5/20231 min read

(Imagem: Internet)

Shell Relata Lucro Menor no Terceiro Trimestre

A Shell divulgou uma queda anual de 34% em seu lucro do terceiro trimestre, atingindo 6,2 bilhões de dólares, principalmente devido à redução nos preços da energia. No entanto, o forte comércio de gás natural liquefeito (GNL) ajudou a compensar parte dessa queda, mantendo seus lucros.

Compra de Ações e Dividendos

A empresa também anunciou recompras de ações no valor de 3,5 bilhões de dólares nos próximos três meses, um aumento em relação ao trimestre anterior. Além disso, ela manteve seu dividendo inalterado, distribuindo 0,331 dólar por ação.

Desempenho no Mercado de Energia

A Shell faz parte das principais empresas de energia do Ocidente que viram seus lucros diminuírem significativamente em comparação com o ano anterior, devido à redução dos preços do petróleo e gás após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Queda na Produção e Ganhos de GNL

Enquanto a produção da Shell diminuiu em sua divisão de GNL, os resultados favoráveis do comércio de GNL ajudaram a sustentar seus lucros no terceiro trimestre.

Problemas na Produção de GNL

A queda na produção de GNL ocorreu principalmente devido a problemas operacionais, incluindo na instalação flutuante de produção de GNL Prelude na Austrália.

Expectativas Futuras

A Shell espera que sua produção de GNL se recupere em dezembro, após trabalhos de manutenção. A empresa também está comprometida com a simplificação de seu portfólio e a redução de emissões.

Comentário do CEO

O CEO da Shell, Wael Sawan, destacou o forte desempenho operacional e financeiro da empresa, enfatizando seu compromisso com a entrega de mais valor com menos emissões.